segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Modelagem de objetivos em engenharia de Requisitos


A engenharia de requisitos, também conhecida pela sigla (RE) é um processo que envolve atividades que contribui para produção de um documento de requisitos. E requisitos é uma condição que deve ser satisfeita para alcançar um determinado objetivo, ou seja, são passos bem definidos para atingir um objetivo.
A RE trata de problemas, como planos, processos a fim de atingir o objetivo organizacional. Na RE é possível identificar 4 processos, composto por, levantamento de requisitos, que tem como finalidade extrair todas as informações de uma organização ou setor e identificar requisitos através de pesquisas(Questionário, Entrevista, Documentação, entre outras técnicas) com o objetivo de entender ou melhorar problemas. Já a Negociação de requisitos é outro processo que tem por finalidade negociar com o cliente com a presença de um especialista, de modo, que se possa levantar a real necessidade do produto(Sistema). O próximo processo é a especificação de requisitos, que tem como objetivo registar todas as informações coletada durante a fase de levantamento de requisitos, para executar essa faze, se faz necessário a utilização de uma linguagem natural e modelos formais, como a UML(Linguagem de Modelagem Unificada) para compor a documentação. E por último vem o processo de validação de requisitos, que também necessita de um especialista para verificar se o que foi coletado condiz com o que foi solicitado.
O papel da análise de objetivos em relação a atividade de RE se encontra na tabela abaixo:
Essa tabela foi retirada do artigo “Goal Modelling in Requirements Engineering: Analysis and Critique of Current Methods” dos autores Evangelia Kavakli , Pericles Loucopoulos, disponibilizada pela professora Renata.

A análise de objetivos possui cinco classes de esforços, são elas:
  1. Entendendo a situação atual da organização;
  2. Compreender a necessidade de mudança;
  3. Fornecer o contexto de liberação do processo de RE;
  4. Relacionar objetivos de negócios aos componentes do sistema funcional e não funcional e;
  5. Validar as especificações do sistema em relação ao objetivo interessado.
A modelagem de objetivo é usada para entender a situação da organização, sendo que o foco está no objetivo da empresa, que define o que a empresa deseja alcança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário